Translate

Pesquisar



domingo, 27 de outubro de 2019

SONHE COM OS ANJOS

Significado de Filtro dos sonhos



O que é Filtro dos sonhos:


Filtro dos sonhos é um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que, supostamente, teria o poder de purificar as energias, separando os "sonhos negativos" dos "sonhos positivos", além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui.

Também chamado de "Caçador de sonhos", "Espanta pesadelos" ou "Catasonhos", o dreamcatcher - nome original em inglês do filtro dos sonhos - é considerado um símbolo dos costumes e da cultura indígena norte-americana.


No entanto, os primeiros filtros dos sonhos surgiram na tribo dos Ojibwa, que habitavam a região dos grandes lagos da América do Norte. Os membros desta tribo acreditavam que uma das principais missões das pessoas durante a vida era a de decifrar os sonhos, pois acreditavam que traziam importantes mensagens sobre o funcionamento da natureza, do universo e da vida.


Os Ojibwa acreditavam que durante a noite o ar se enchia de sonhos e energias, boas e más, sendo o filtro dos sonhos, como o próprio nome sugere, uma proteção contra as energias e sonhos negativos.

O filtro dos sonhos consiste em um círculo, tradicionalmente feito com fibras de um salgueiro-chorão e revestido com tiras de couro, ao qual são amarrados vários fios, formando uma espécie de teia de aranha com uma abertura circular no centro. Uma pena de ave (preferencialmente de coruja, por significar "sabedoria") é colocada debaixo da teia, assim como outras penas e adereços. A pena simboliza a respiração e o ar, elemento essencial para a vida.

Os sonhos bons (aqueles que possuem mensagens importantes) teriam a capacidade de passar pelo circulo formado no centro da teia, enquanto que todas as energias malignas ficariam presas nos fios da teia.

A tradição ainda sugere que o filtro dos sonhos seja colocado em um lugar que receba luz solar, pois todos os sonhos negativos que supostamente estariam presos nos fios da teia, ao receberem os raios do sol desapareceriam.



Devido ao simbolismo que este amuleto contém, atualmente muitas pessoas costumam fazer tatuagens com imagens do filtro dos sonhos, como uma forma de conseguir proteção.
Lenda do Filtro dos Sonhos

Existem várias lendas que envolvem a criação do filtro dos sonhos, porém, uma das mais conhecidas fala de um velho xamã que teria subido no cume de uma montanha para encontrar sabedoria.

Chegando ao topo, encontrou IKTOMI, um espírito mágico com a forma de uma aranha, que teria tecido uma teia com pelos de cavalo em volta de um aro feito de cipó, ao mesmo tempo que ensinava ao xamã importantes conhecimentos sobre o nascimento, a morte e as energias boas e más que existem espalhadas pelo ar.

De acordo com a lenda, a aranha teria dito ao xamã: "Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios".

IKTOMI ensinou o índio a usar as boas energias e sonhos recebidos através deste amuleto para ajudar o seu povo a conquistar os seus objetivos, ouvindo e prestando atenção nas visões, sonhos e ideias que transmitiam.

Para o xamanismo, o filtro dos sonhos serve como uma mandala para inspirar a criatividade, imaginação e ajudar a transformar todos os sonhos e objetivos em realidade.




FONTE: https://www.significados.com.br/filtro-dos-sonhos/

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

QUAL O SABOR DAS CORES?

Sinestesia: Pessoas que sentem cheiro de cores, sabores ou cores em sons, cores em números e letras


“Eu sinto cheiro de cores. Azul tem um cheiro, vermelho outro, amarelo, verde, todas as cores têm cheiro. Se vejo algo colorido é como cheiro de tutifrutti. Isso é normal?” (Alexandre D.)
É normal sim, Alexandre. Estudos sugerem que cerca de 4% da população mundial apresenta esse fenômeno, chamado de sinestesia. Inclusive eu, mas a minha é diferente da sua: para mim as letras e números têm cores, então os dias da semana e do mês sempre tiveram cores, e eu achava que todo mundo era assim. Até o dia em que comentei com alguém e a pessoa me olhou como se eu fosse doida.

A sinestesia resulta de um cruzamento entre alguns sentidos, então o estímulo de um sentido provoca reação em outro. Isso não quer dizer que uma reação seja trocada por outra, o que acontece é uma soma de sentidos. Não é uma doença e sim uma diferença neurológica, herdada geneticamente. Se você tem, provavelmente alguém próximo na família também (no meu caso é minha mãe, e a sinestesia dela é bem diferente da minha).

Existem dois grupos de sinestesia: sinestesia perceptiva e sinestesia conceitual. A perceptiva ocorre em uma área cerebral chamada giro fusiforme (responsável pelo reconhecimento de faces, corpos, cores e palavras), e resulta na interferência física do outro sentido, por exemplo, a letra A é vista em rosa. Já a sinestesia conceitual acontece no giro angular do cérebro (responsável pela leitura, processamento de números, noção espacial e recordações) e o outro sentido não interfere fisicamente, por exemplo, para mim a letra A não é vista fisicamente rosa, apenas mentalmente.



Já foram documentados cerca de 54 tipos de sinestesia dentro desses grupos e a percepção de cores em letras, números e símbolos é a mais comum. Outros tipos incluem perceber cores ou cheiros nos sons, ver os números em posições específicas do espaço, perceber personalidades nas letras e números, sabor em cores ou sons, sensações ou formigamento em partes do corpo ao ouvir determinados sons e por aí vai.

A maioria dos sinestetas apresentam mais de um tipo de sinestesia, e para os que tem apenas um, é só prestar mais atenção aos sentidos e outros poderão aflorar, segundo especialistas. Essas percepções dos sentidos não mudam com o tempo, se o som grave tem a cor azul, sempre será azul. E também é pessoal, cada sinesteta tem sua cor para uma letra ou som, por exemplo.

A sinestesia costuma ser um ponto positivo, mas existem pessoas que às vezes reclamam, como o caso de uma mulher que vê a cor preta em sons graves e não suporta lugares como baladas, pois quando o grave toca, surge uma imensa bola preta piscando na frente dela. Outra mulher não suporta ver coisas vermelhas porque ouve um som agudo. (Aí está mais um fato: a sinestesia ocorre mais em mulheres, mas ainda não se sabe exatamente porquê).

Muitos sinestetas não percebem que apresentam essas ligações de sentidos, por acreditarem que é algo comum a todas as pessoas. Não pense que associar uma imagem a uma palavra como calor e sorvete ou verão e praia, é sinestesia. Essa associação de imagens é feita pela memória, que nada tem a ver com os sentidos, é só uma recordação. A sinestesia é muito útil em várias atividades artísticas, em particular na música, pois auxilia na análise musical servindo de parâmetro para combinação de ritmos, tons e intensidade!




TEXTO ESCRITO POR: Ana Sílvia - Biomédica
FONTE:https://diariodebiologia.com/2015/02/sinestesia-pessoas-que-sentem-cheiro-de-cores-sabores-ou-cores-em-sons-cores-em-numeros/

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

VOCE JA COMEU ALGUMA DESSAS?

O Que São Frutas Exóticas?

As frutas exóticas são frutas mais conhecidas nas regiões onde são produzidas ou onde ocorrem naturalmente como fruta silvestre.

A produção não é de larga escala e assim, quando chegam aos mercados e feiras, seus preços são bem mais altos que os preços das outras frutas mais conhecidas.

Geralmente as frutas exóticas possuem um sabor, um formato ou outra característica não comum. Podem ser frutas raras, frutas estranhas e algumas são até frutas divertidas! Lichia, kiwi, carambola e pitaya são exemplos de frutas exóticas, porém não brasileiras, que são frutas com características não comuns.

Se você tem interesse em diversificar seus alimentos, comece a pensar mais nas frutas originárias do Brasil que, você vai notar, são muitas!




Benefícios Para a Saúde

Nos mercados e feiras sempre encontramos os mesmos tipos de frutas. Banana, morango, maçã, laranja, manga e poucas outras cultivadas pela agricultura de larga e pequena escala… Até mesmo nos produtos que consumimos, os ingredientes são bem comuns. Enquanto que a diversidade de frutos na natureza é gigantesca!





É claro que temos que ter cuidado ao consumir frutos ou partes de plantas que não conhecemos, para não nos surpreendermos com uma intoxicação alimentar. Mas é interessante saber que existem muitos outros frutos que poderíamos incluir em nossas dietas e que trariam diversos benefícios que nosso corpo precisa.



Ciriguela: nome científico Spondias purpurea, rica em vitaminas A, B e C e em minerais como cálcio, fósforo e ferro. A ciriguela é comum na Caatinga e no Cerrado.




Abiu: nome científico Pouteria caimito, rica em vitamina A, cálcio e fósforo, essa fruta que lembra um limão (apenas por fora, pois sua polpa é bem adocicada) é da Amazônia.



Jenipapo: nome científico Genipa americana, rica em vitamina C e B e ferro e cálcio, essa fruta é da Mata Atlântica e Amazônia.



Banana de macaco: nome científico Porcelia macrocarpa, essa fruta de polpa adocicada pode ser encontrada no Sudeste, em São Paulo.





Cagaita: nome científico Eugenia dysenterica, rica em vitamina C e antioxidantes, a cagaita é encontrada no Cerrado. Só tome cuidado para não exagerar nessa polpa, pois você pode ter uma diarreia!




Ingá-cipó: nome científico Inga edulis, rica em sais minerais, essa vagem que pode ter até 1m de comprimento é da Amazônia.






Cambuci: nome científico Campomanesia phaea, é rico em vitamina C e antioxidantes, o cambuci é azedo e encontrado na Mata Atlântica.



Mandacaru: nome científico Cereus jamacaru, rico em água, sódio, magnésio e fósforo, é uma fruta adocicada que contem espinhos e pode ser encontrada no Nordeste.



Físalis: nome científico Physalis sp., rica em vitamina A, C e B, em antioxidantes e fósforo, também chamada de camapu, a fruta é adocicada e cítrica, encontrada na Amazônia.



Cupuaçu: nome científico Theobroma grandiflorum, rico em vitamina C e fósforo, o cupuaçu é um parente do cacau, de polpa doce e azeda e aromática, e pode ser encontrado na Amazônia.



Bacuri: nome científico Platonia insignis, rica em fósforo e cálcio, essa fruta de polpa bem carnuda é muito popular na região Norte e também pode ser encontrado em alguns Estados do Nordeste.



Buriti: nome científico Mauritia flexuosa, rico em vitamina A e C, o buriti é encontrado na Amazônia.



Jabuticaba branca: nome científico Myrciaria aureana, rica em vitamina B e C, ferro, fósforo e cálcio, essa jabuticaba continua verde mesmo depois de madura, e é encontrada no Sudeste.



Cajá: nome científico Spondias mombin, rico em vitamina A, B e C, ferro, cálcio e antioxidantes, de polpa ácida, o cajá é encontrado no Nordeste.



Pitomba: nome científico Talisia esculenta, rica em vitamina C, de polpa doce e azeda, é encontrada na Amazônia e Mata Atlântica.



Maná: nome científico Solanum sessiliflorum, rica em cálcio, fósforo e vitamina B3, pode ser encontrada na Amazônia.



Gabiroba: nome científico Campomanesia lineatifolia, rica em fibras, ferro e cálcio, é encontrada na Amazônia.



Camu-camu: nome científico Myrciaria dubia, é a fruta com maior concentração de vitamina C, e pode ser encontrada na Amazônia.






Grumixama: nome científico Eugenia brasiliensis, rica em vitaminas B, C e antioxidantes, é encontrada na Mata Atlântica.



Uvaia: nome científico Eugenia pyriformis, rica em vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, é nativa da região Sul e Sudeste.




FONTE: https://thiagoorganico.com/frutas-exoticas-brasileiras/

domingo, 20 de outubro de 2019

OVO OU GALINHA

QUEM VEIO PRIMEIRO? O OVO OU A GALINHA?





Pois é, junto com "de onde viemos e para onde vamos?", a pergunta "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?" é um dos grandes mistérios da humanidade. Apesar de o senso comum dizer que o ovo veio primeiro, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo.



Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos. Os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo são chamados de ovíparos - no grupo também estão os peixes, anfíbios, répteis, monotremados, insetos, moluscos e aracnídeos.

A ave mais antiga registrada é a Auronis xui, com fósseis encontrados na China neste ano. O fóssil do animal, que tem caraterísticas de ter possuído penas, foi datado com uma idade aproximada de 160 milhões de anos. O Arachaeopteryx seria o último dinossauro que marca a separação da linha evolutiva de pássaros e dinossauros.

Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo dos anos. Assim, os "pais" da galinha, animal doméstico que tem o nome científico de Gallus gallus domesticus, colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro. Por isso, o ovo teria vindo primeiro.


Já por outra linha de raciocínio, uma pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwich, de 2010, afirma que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Deste jeito, o ovo só poderia ter vindo depois da galinha.



FONTE: https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2013/09/10/clique-ciencia-quem-veio-primeiro-o-ovo-ou-a-galinha.htm

sábado, 21 de setembro de 2019

CASA MAL ASSOMBRADA...



A HISTÓRIA

Estados unidos, 1862

Neste ano, uma jovem mulher de nome Sarah Pardee casa-se com William Wirt Winchester dono fortuna das fábricas de rifles Winchester.




Com o passar do tempo, a fábrica de armas desenvolve um rifle que seria o mais rápido e mais usado da época, tornando a família Winchester dona de uma das maiores fortunas da América.
Nesse tempo nasce Anne Pardee Winchester a filha de Sarah e William. Mas pouco tempo depois, uma doença mata a criança, deixando Sarah inconsolável.
Passaram-se quase dez anos até que Sarah pudesse superar a tragédia e voltar a vida normal. Mas o casal jamais teve outro filho.
Como se fosse por karma, em 7 de março de 1881 William morre de tuberculose, e Sarah entra em total depressão e herda uma gigantesca fortuna.
Pouco tempo depois, certa noite, Sarah ouve barulhos, gritos horríveis e pancadas por toda a casa.
E assim segue durante vários dias seguidos.

Completamente desesperada, Sarah vai à uma médium espírita.
A médium informa que o marido de Sarah se encontra ali, e que ele disse que os espíritos atormentados das pessoas mortas pelas armas Winchester, estão vagando perdidos com ódio. E que foram eles que mataram sua filha e o próprio William, e que ela seria a próxima.

A médium informa que Sarah deveria mudar de casa, que o seu marido a iria guiar e ela saberia qual nova casa comprar quando a visse.
Essa casa deveria ser reformada para que os espíritos de luz pudessem ali ficar para protegê-la, e os maus espíritos se acalmassem.

Sarah vaga então pelos Estados Unidos até chegar em Santa Clara, onde vê uma casa de 6 cômodos ainda em obras e sente que é aquela casa que deve ser comprada.

Então ela inicia suas obras, construindo novos quartos e cômodos na esperança de viver em paz, conforme orientado pela médium que visitou anteriormente.
No entanto, apesar dos seus esforços, sua obra não fez parar os tormentos que a acompanhavam.

Vozes, aparições e sons são ouvidos constantemente na casa.
Começa então um inusitado jogo macabro de Sarah. Quartos e mais quartos foram construídos.
Ela demolia e reconstruía cômodos incessantemente. Aumentava, diminuía, construía um quarto em torno de outro.
Selava quartos, abria outros, construía escadas e mais escadas que não davam em lugar algum.

Várias portas que ao se abrirem davam para um vão vazio e quartos com passagens secretas, bem como também labirintos e armários que ao se abrirem mostravam só paredes.
Tudo isso ela fazia para confundir e desencorajar os maus espíritos que ali entrassem.
As obras na casa nunca cessavam.
Os trabalhadores se revezavam de maneira que 24h por dia se ouviam os martelos e ferramentas na construção.

Sarah nunca tinha um projeto ou planta, pois isso poderia ensinar e alertar os espíritos.
O chefe de obras chegava pela manhã e Sarah dava as instruções do que queria para o dia.
E no dia seguinte ela poderia demolir o que foi feito no dia anterior e reconstruir de outra forma.
Assim os espíritos poderiam ficar mais e mais confusos.
Foi construída uma sala, chamada de quarto azul, onde ninguém jamais entrou enquanto Sarah ainda era viva.
Somente ela entrava ali para suas sessões espíritas. Dizem que o quarto foi construído como uma passagem para o outro mundo, sendo que ali ela recebia os espíritos durante as sessões.

A casa já estava com sete andares, inúmeros cômodos, várias lareiras e incontáveis janelas, quando em 1906 um terremoto destruiu parte da casa e jogou os três últimos andares no chão. Sarah então não parou.


Os cômodos destruídos, foram selados e novos quartos construídos em torno deles, pois ela achava que os espíritos que ali estavam no momento do terremoto, ficariam aprisionados para sempre.
As obras não paravam. Durante 36 anos, inúmeros carpinteiros e trabalhadores mudaram, aumentaram, destruíram e reconstruíram até que no ano de 1922, depois de uma sessão espírita no quarto azul, Sarah foi se deitar e morreu durante o sono aos 83 anos de idade, deixando uma casa com aproximadamente 160 cômodos, 47 lareiras, mais de 10.000 janelas, incontáveis escadas e portas. As obras finalmente foram interrompidas.

Tempos depois a casa foi vendida para um grupo de investidores que planejavam usar a casa como atração turística.
Na primeira contagem, eles divulgaram que a casa possuía 148 cômodos. Numa segunda contagem o número foi para 160.
Mas a cada contagem se chegava a um número diferente.
Era impossível saber o número de cômodos que a casa possuía.

O lugar era tão confuso e tão cheio de labirintos que os trabalhadores demoraram mais de 6 semanas para retirar a mobília da casa.
Hoje ela é registrada como a maior casa da Califórnia com número desconhecido de cômodos.

Contudo, ainda hoje, visitantes e funcionários afirmam ouvir vozes e presenciar aparições estranhas dentro da casa.
Talvez, os espíritos que ali entraram, jamais conseguiram sair.









FONTE:http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/A_Mansao_Winchester.html/

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

É BOM SABER

Para animar sua quarta-feira e encher seu cérebro de cultura inútil, confira algumas curiosidades bem engraçadas.


  1. Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café.
  2. Se você peidar constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.
  3. O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.
  4. O orgasmo de um porco dura 30 minutos.
  5. Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome.
  6. Bater a sua cabeça contra a parede continuamente gasta em média 150 calorias por hora.
  7. O louva-deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça.
  8. A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol.
  9. O bagre tem mais de 27 000 papilas gustativas.
  10. Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia.
  11. As borboletas sentem o gosto com os pés.
  12. O músculo mais forte do corpo é a língua.
  13. Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas.
  14. Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.
  15. A urina dos gatos brilha quando exposta a luz negra.
  16. O olho de um avestruz é maior do que o seu cérebro.
  17. Estrelas-do-mar não têm cérebros.
  18. Ursos polares são canhotos.
  19. Seres humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer.
  20. O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.
  21. Só um homem a cada 400 é flexível o bastante para dar a si mesmo prazer oral.
  22. As uvas explodem quando colocadas no microondas.
  23. Em Vênus, 1 ano dura 243 dias.
  24. Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
  25. De acordo com o Instituto de Pesquisas Sexuais dos EUA, usuários de redes sociais fazem 3x menos sexo que as outras pessoas.
  26. Normalmente a mão esquerda digita 56% das palavras. Observe
  27. Se as doenças do coração, o câncer e a diabete fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria 99,2 anos.
  28. 110.000 pessoas vão ter mais de 100 anos em 2004.
  29. 16% das mulheres nascem loiras. 33% das mulheres são loiras.
  30. A barata consegue sobreviver por nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome.
  31. A brasileira de maior sucesso mundial nasceu em Portugal, se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha e era conhecida como Carmem Miranda.
  32. Os CDs foram feitos para comportar 74 minutos de música, pois essa é a duração da Nona Sinfonia de Beethoven.
  33. Relâmpagos matam mais do que vulcões, furacões e terremotos.
  34. “J” é a única letra que não aparece na tabela periódica.



  35. Se todos os cachorros quentes consumidos nos EUA durante 1 ano fossem enfileirados, poderia ser feita uma “ponte” que daria duas vezes a distância entre a Terra e a Lua.
  36. O Sol libera mais energia em um segundo do que tudo que a humanidade já consumiu em toda a sua existência.
  37. Você pisca aproximadamente 25 mil vezes por dia.
  38. Se você apertar Ctrl+Shift+seta em cima de um texto, o cursor selecionará palavra por palavra.
  39. As mulheres compram mais roupas masculinas que os homens.
  40. As mulheres são as maiores compradoras de: cuecas e barbeadores elétricos.
  41. Seu cabelo cresce mais rápido à noite, e você perde em média 100 fios por dia.
  42. Os astronautas são mais altos no espaço que na Terra, devido à ausência de gravidade.
  43. Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
  44. Gillian Anderson, a Agente Scully do seriado “Arquivo X” perdeu a virgindade aos 13 anos.
  45. A Barbie já vendeu mais carros que a General Motors. Ela é também a boneca mais bem sucedida da história dos brinquedos. Alguns colecionadores possuem até 7000 bonecas.
  46. O nome HAL, do computador do filme “2001, uma odisséia no espaço” não foi escolhido à toa. Ele é formado pelas letras imediatamente anteriores às que formam a palavra IBM.
  47. O livro mais vendido no mundo é a Bíblia.
  48. Quando cobras nascem com duas cabeças, as cabeças brigam entre si por comida.
  49. Einstein nunca foi um bom aluno, e nem sequer falava direito aos 9 anos. Seus pais achavam que ele era retardado.
  50. 111,111,111 x 111,111,111 = 12,345,678,987,654,321
  51. Quando você for ao Mc Donalds, preste atenção na maneira com que os atendentes colocam a comida na sua bandeija: o “M” estará sempre virado para o seu lado.


FONTE:http://www.ligacaoteen.com.br/esporte-lazer/curiosidades-engracadas-que-voce-vai-se-surpreender/61294/

domingo, 14 de julho de 2019

ALEATORIEDADES

1 – Sabia que o nome de Edson Arantes do Nascimento, o nosso Rei Pelé, é uma homenagem a Thomas Edison?




2 – Os antigos gregos se recusavam a comer feijões por acreditar que os grãos continham as almas dos mortos.

3 – O dramaturgo inglês Shakespeare e Pocahontas, a nativa norte-americana que inspirou o surgimento de inúmeros mitos e filmes, viveram na mesma época.






4 – Os primeiros transplantes de órgãos de que se têm registro aconteceram por volta do ano de 800 a.C., quando médicos indianos começaram a usar enxertos de pele para curar ferimentos.

5 – As melancias contêm uma substância chamada citrulina, que pode desencadear a produção de um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e tem ação parecida à do Viagra.



6 – O Burj Khalifa, famoso arranha-céu edificado em Dubai, é tão alto que os residentes que vivem acima do 80º andar finalizam o Ramadan entre 2 e 3 minutos depois que os demais muçulmanos.

7 – Sabia que os tigres podem e — se tiverem oportunidade — vão se vingar daqueles que algum dia os maltrataram?



8 – No ano de 2010, a Síria recebeu mais turistas do que a Austrália.

9 – Na década de 50, um cientista trouxe abelhas africanas (Apis mellifera scutellata) aqui para o Brasil e deixou que algumas escapassem acidentalmente. Elas acabaram acasalando com as abelhas europeias e dando origem às híbridas abelhas africanizadas — as mais agressivas, perigosas e mortais do planeta.



10 – Cientistas estimaram que as temperaturas no local onde a bomba de Hiroshima explodiu chegaram a extraordinários 300 mil graus Célsius — isto é, cerca de 300 vezes mais quente do que a temperatura com a qual os corpos humanos normalmente são cremados.

11 – No ano de 117, o Imperador Romano Adriano decretou que a tentativa de suicídio entre soldados era uma forma de deserção e, portanto, devia ser punida com morte.



12 – Entre os anos de 2001 e 2015, de todas as mortes ocorridas por conta de ataques terroristas, 75% foram contabilizadas em países de maioria muçulmana e apenas 2,2% do total na Europa e nos Estados Unidos.

13 – Aliás, já que estamos no assunto, de acordo com o FBI, 94% dos ataques terroristas perpetrados nos EUA entre 1980 e 2005 foram realizados por não muçulmanos.



14 – As folhinhas dos morangos têm ação medicinal. Além de servir para aliviar dores nas juntas e problemas gastrointestinais, elas são ricas em cálcio, ferro e vitamina C.

15 – O escritor francês Guy de Maupassant detestava tanto a Torre Eiffel — ele a chamava de estrutura monstruosa e inútil —, que costumava comer no restaurante instalado em sua base, uma vez que esse era o único lugar de onde ele não era obrigado a olhar para a construção.



16 – A pele dos elefantes pode chegar a ter mais de 2,5 centímetros de espessura. No entanto, ela é tão sensível que os paquidermes são capazes de sentir quando uma mosquinha pousa sobre eles.

17 – Em 2005, um economista e um psicólogo decidiram ensinar a um grupo de macacos o conceito de dinheiro. Para a surpresa dos pesquisadores, não demorou até que os primatas começassem a se envolver com a prostituição.



18 – Os olhos humanos são capazes de detectar a chama de uma vela a quase 2,8 quilômetros de distância.

19 – E já que estamos falando de olhos, enquanto as borboletas têm quatro, as abelhas cinco e a maioria das aranhas oito, as lagartas contam com doze olhos.



20 – Sabia que as penas das aves pesam mais do que seus esqueletos?

21 – Depois de dissecar cadáveres humanos, Leonardo da Vinci costumava substituir os músculos por barbantes para estudar seu funcionamento.



22 – Pequim é a cidade com os aluguéis mais altos do mundo. Segundo um levantamento feito no ano passado, o valor do aluguel de uma residência é, em média, 1,2 vez mais alto do que os salários médios que as pessoas recebem.

23 – O termo “ariano” é originário da Pérsia e significa “nobre”. Ele foi adotado mais tarde pelos defensores do nazismo em referência a sua “raça superior”.



24 – Um estudo apontou que os gatos amam seus donos de maneira diferente que os cães. Testes revelaram que os cérebros dos cachorros liberam oxitocina — o famoso hormônio do amor — em quantidades muito maiores do que os dos felinos.

25 – Os antigos egípcios usavam um calendário composto por 12 meses com exatamente trinta dias cada — e, para que o ano somasse 365 dias, eles adicionavam cinco dias de festividades ao final.




FONTE: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/102858-25-fatos-aleatorios-que-vao-aumentar-o-seu-repertorio-de-curiosidades.htm

Postagem em destaque

OLIMPÍADAS

  Mesmo se você não gostar muito de esportes, há algo mágico sobre os Jogos Olímpicos: atletas treinam por anos dando tudo de si para entreg...