Translate

Pesquisar



terça-feira, 20 de novembro de 2018

BARATAS LUTANDO KARATÊ?

Uma luta de baratas contra  vespas. A Ampulex compressa é uma espécie de vespa de coloração verde esmeralda e de hábitos solitários. A fêmea da espécie é muito famosa por tentar picar baratas, por onde ela aplica o veneno que transforma a barata em uma espécie de zumbi.

A barata então se torna portadora dos ovos da vespa e depois de um tempo a barata se torna comida para suas larvas. Mas como a "resistência" existem em qualquer lugar, com as baratas não é diferente. Alguns vídeos estão mostrando que além das baratas conseguirem escapar do nosso "chinelo" , elas também têm uma técnica para escapar dos ataques das vespas.


A resistência das baratas


As baratas estão usando um golpe de karate. O novo estudo chamado "Como Não Ser Transformado em um Zumbi" e foi publicado no Brain, Behavior and Evolution, revelando que as baratas usam as pernas para se defender das vespas.



A vespa demora apenas 11 segundos para picar, paralisar a barata, dar a segunda picada e assim atingir o cérebro da vítima. Ken Catania foi quem realizou o estudo e observou o movimento das baratas.

Catania explica o seguinte: "A barata tem um conjunto de comportamentos que pode aplicar para afastar fazedoras de zumbis, e isso começa com o que chamo de posição 'en garde', como na esgrima. Isso permite que a barata mova sua antena em direção à vespa para que possa rastrear um ataque que se aproxima e mirar chutes na cabeça e no corpo da vespa, e esse é um dos impedimentos mais eficientes. Lembra o que um personagem de filme faria quando um zumbi estivesse indo atrás dele".



Em todas as situações observadas por Catania, em 63% dos confrontos as baratas venceram usando essa técnica para afastar as vespas. Foi observado também que as baratas mais jovens, na maioria dos casos, perderam, o que indica que a técnica leva tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

OLIMPÍADAS

  Mesmo se você não gostar muito de esportes, há algo mágico sobre os Jogos Olímpicos: atletas treinam por anos dando tudo de si para entreg...