Tremedeira depois de um treino intenso? Vem entender o por quê
Quando acabamos de treinar, o cansaço pode aparecer e, com ele, outras sensações estranhas também. Quem nunca sentiu tremedeira, ficou sem conseguir respirar ou precisou correr para o banheiro? Além da queima normal de uma aula de ginástica intensa, seu corpo acaba reagindo de diversas maneiras. Mas não se assuste, tudo tem uma explicação e seu corpo está bem.
Reações do corpo após o treino:
Rosto vermelho
Quando aceleramos, fazemos uma redistribuição do sangue. Seu coração bate mais rápido, porque o sangue precisa circular com rapidez para levar oxigênio às células durante o exercício. O corpo é esperto e diminui a circulação em lugares que não estão sendo usados para a atividade, como o intestino, e prioriza lugares que estão a todo vapor, como o cérebro. Existe também uma questão de refrigeração. Para voltar a resfriar, o organismo usa a transpiração e envia este alto fluxo sanguíneo para extremidades da pele, fazendo com que o calor saia do corpo e seu rosto fique cheio de sangue.
Barriga gelada
Você já colocou a mão na barriga durante ou no fim da malhação? Ela está mais fria e não quente como o rosto. Pode parecer estranho, tem quem diga que é sinal das calorias queimando, mas não é bem assim. Seu sangue está apenas fazendo o trabalho de fornecer energia aos músculos que mais precisam antes de chegar ao abdômen. Você já fez um treino de perna pesado e, acabando a série, ficou com tontura e visão embaçada? É a prova desse fenômeno. O corpo entende que as pernas estão precisando muito e manda todo o sangue para região, deixando pouco até na cabeça.
Tremedeira e espasmos
Seu corpo pode dar uma tremida em resposta à adrenalina que o exercício libera. Além disso, é comum a musculatura vibrar quando está muito cansada. Você pode ter exigido mais do que o músculo estava preparado e ele tem uma resposta rápida em forma de espasmo. É o que acontece no seu olho, por exemplo, quando está sem dormir. Você usa a musculatura demais e o olho pode tremer sozinho. Outro mecanismo que leva à tremedeira é o seguinte: durante o exercício, você sempre faz um ciclo de contração e relaxamento do músculo. E quando a atividade foi muito rigorosa, o sistema nervoso manda impulsos, mas o corpo não recebe corretamente e pode responder com tremeliques ou até moleza.
Vontade de ir ao banheiro
Se você já foi correr e assim que deu cinco minutinhos na esteira já bateu aquela vontade de ir ao banheiro, saiba que não está sozinho. Correr acelera o trânsito intestinal e faz seu sistema digestivo funcionar mais rápido. Inclusive, caminhadas são recomendadas para pacientes que fizeram cirurgias na barriga e precisam fazer o número dois para garantir que está tudo funcionando bem. Você também pode ter vontade de fazer "número dois" ao acabar o exercício. A circulação sanguínea é reduzida na região intestinal durante a atividade. Logo, quando você acaba o exercício, o fluxo sanguíneo volta a funcionar com normalidade e pode estimular os aparelhos digestivos.
Coceira
Como assim, né? Ter coceiras ou até alergia na pele pode ser comum devido à fricção com a roupa de academia. Virilha e axila são as regiões com mais irritações, por serem bastante sensíveis e estarem na ligação dos membros com o tronco, lugares que costumam raspar mais, ter mais atrito. Além disso, quando transpiramos, liberamos suor na pele. O suor tem minerais, principalmente sódio, que ficam na nossa derme mesmo quando o suor evapora. Para pessoas mais sensíveis, esse resquício de sódio pode deixar a pele mais irritada.
Respiração ofegante
Resumo: ficar ofegante é tentar produzir energia para acompanhar seu gasto. Ter essa quase falta de ar significa que você está aumentando a ventilação do seu corpo, para captar mais oxigênio, levar esse ar para os pulmões e para o sangue, para ele ser transportado para a musculatura trabalhada. Quanto maior a ventilação, maior a circulação e mais energia para você.
Fontes: Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas, e do Paulo Zogaib, médico do núcleo de medicina esportiva do hospital Sírio-Libanês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário