Translate

Pesquisar



quarta-feira, 3 de abril de 2019

SAL NA AREIA DA PRAIA?



Hoje procurando ideias de postagens me deparei com alguns videos de pessoas que jogavam sal na areia da praia e saia da areia alguns bichos esquisitos. Que tal descobrirmos juntos o que sao?



Existem inúmeros nomes populares para defini-los lingueirões, longueirão, navalha, faca e até demônios para alguns sites mais sensacionalistas. Mas na verdade o nome científico da espécie é apenas Solen marginatus, são moluscos bivalves da família Solenidae, eles ficam enterrados no curto espaço entre a maré baixa e maré alta, chamado de zona intertidal.

Uma caraterística marcante desse molusco é uma concha alongada com um sulco lateral. A parte externa dele é muito sensível e pode ser quebrada facilmente (mais ou menos como um caramujo) e apresenta linhas únicas que são usadas pelos pesquisadores para identificar quantos anos tem o bichinho. Eles são muito encontrados em rios, e também nas praias.


A técnica usada nos vídeos para pescar esse molusco é conhecida há anos, acontece que quando o sal de cozinha seco é jogado na areia, o lingueirão como vive enterrado há mais ou menos 30 cms da superfície, pensa que a maré subiu, e na tentativa de sair da água para "tomar um ar" ele acaba sendo pego pelos pescadores. O sal é colocado no buraquinho que mostra a "respiração" do animal, por isso são fáceis de identificar, é claro que isso causa o sufocamento e desidratação, e a técnica é bem eficaz apesar de um pouquinho cruel.
Mas por que pescam os lingueirões?


Os lingueirões são muito apreciados na culinária do mundo todo. A carne possui uma composição semelhante à carne e ao peixe, rica em ferro, mas com bastante colesterol. Os lingueirões que crescem nas zonas costeiras poluídas, devem ser evitados para o consumo, pois são capazes de acumular toxinas na sua carne.

FONTE:https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-acontece-quando-voce-joga-sal-na-areia-da-praia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

OLIMPÍADAS

  Mesmo se você não gostar muito de esportes, há algo mágico sobre os Jogos Olímpicos: atletas treinam por anos dando tudo de si para entreg...